banner sertao em movimento

A vitrine de Raquel Lyra

 

Cumprindo agenda ao longo desta semana no Agreste, corri na Via Parque meus 8 km diários, hoje, em Caruaru, meu QG até o próximo sábado. Corri ao lado contrário, para conhecer a etapa dois do projeto, vitrine da gestão da ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB), eleita governadora de Pernambuco.
 
 
Confesso que não conhecia o outro lado, só corria na direção da BR-104, mas é, verdadeiramente, um equipamento bastante funcional, de efeito social, interligando 14 bairros periféricos com o coração da cidade, o Pátio do Forró, na Agamenon Magalhães.
 
 
A primeira etapa faz a interseção da BR-104 com a Rua Camila de Freitas, na Vila do Aeroporto, numa extensão de 3 km. Como a primeira, a segunda etapa, além da pista de cooper, tem ciclovia, academia de saúde, academia da terceira idade (ATI), dois parques infantis, duas quadras poliesportivas e bicicletário.
 
No lugar onde passavam sob os trilhos os trens do passado saudoso, que chegavam em Caruaru com o mesmo apito da Maria Fumaça, há hoje vida: atletas correndo, jovens em parques, numa área total de sete mil metros de intervenções, abrangendo cerca de 14 bairros da cidade, contemplando 150 mil pessoas que moram nas imediações.
 
Em seu trajeto encontrei pistas de corrida, ciclovias, academia com equipamentos especializados para a terceira idade, pista de skate, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei de areia, quadra de basquete, playgrounds, academia popular com salas de apoio, fonte seca e praças de convivência.
 
Tudo com sistema de segurança pública, ecopontos para recolhimento de lixo reciclável, calçadas acessíveis e paisagismo. A Via tem três etapas. A primeira, com uma extensão de 2,2 km, vai do Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga até a BR 104. A segunda, da BR 104 até a Vila do Aeroporto, com extensão de 3 km. A terceira e maior etapa vai do pátio Luiz “Lua” Gonzaga até o Bairro das Rendeiras com 14 km de extensão.
 
A primeira etapa custou R $4,8 milhões e a segunda R $4 milhões. No final do ano passado, a Via Parque recebeu um prêmio nacional: na categoria Prosperidade, oferecido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), o Categoria Paz, do Plano Juntos pela Segurança por ser uma boa iniciativa entre os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
 

 

 

 

Por Blog do Magno
Compartilhe:

Deixe um comentário